Saudações!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Brasileiro trabalha até a próxima segunda só para pagar impostos

É só a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de maio, que o brasileiro começa a trabalhar para si mesmo. Até o domingo, dia 29, o contribuinte trabalha para pagar as elevadas cargas de tributos que existem no Brasil. A conta é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) que divulga o estudo “Os dias trabalhados para pagar tributos – 2011”.

De acordo com o instituto, o brasileiro precisa trabalhar 149 dias por ano apenas para sustentar a carga tributária imposta pelo governos federal, estadual e municipal. Além do Imposto de Renda, do INSS, das contribuições sindicais e dos tributos sobre o consumo, já incluídos nos preços de produtos e serviços, entram nessa conta impostos como IPTU e IPVA e as inúmeras taxas como coleta de lixo, emissão de documentos e iluminação pública.

Comparado a outros países, o Brasil iguala-se à França e só perde para a Suécia, onde os habitantes trabalham 185 dias para pagar impostos. “A diferença é que, nesses países, o Governo oferece serviços de primeiro mundo, como educação, saúde e segurança pública”, afirma João Eloi Olenike, presidente doa entidade.

O IBPT registra que desde o lançamento do estudo, em 2003, a quantidade de dias trabalhados para pagar tributos só aumenta. Naquele ano, o contribuinte destinou 36,98% de seu rendimento bruto para sustentar a carga tributária. Em 2007, esse percentual já havia atingido a casa dos 40% e esse ano o nível de comprometimento da renda bruta deverá ser de 40,82%.

Fonte: Tributacaotransparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário