Saudações!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Atenção aos perigos que os plásticos podem trazer para saúde humana.!

Fonte da Imagem: http://www.otaodoconsumo.com.br/tag/proibicao-bisfenol/page/5


Fonte da Imagem: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/alerta-para-uso-plasticos.htm

Os plásticos são representados por um triângulo eqüilátero, composto por três setas e o numero de identificação ao centro. São ao todo sete a classificação do plásticos, dos quais dois deles trazem um maior risco à saúde, são eles os de número 3 e 7.

Na sua composição e consequentemente na sua manipulação durante o uso doméstico uma das substâncias (BISFENOL-A) usada na fabricação do plástico pode trazer doenças graves.


ONDE ENCONTRAMOS O BISFENOL-A?


Em grande parte das mamadeiras de plástico;

Abrimos um parêntese aqui: A maior parte das mamadeiras é feita com um plástico chamado policarbonato. Esse material tem em sua composição, uma substância conhecida como bisfe-nol-A ou BPA.

Pesquisas descobriram que estas substância podem ser liberadas ao ser aquecida

no microondas ou banho-maria.


Uma dica para identificar se há perigo na mamadeira, procure um número que fica gravado no fundo dela. Os plásticos de números 3 e 7 são os que trazem maior risco de liberarem essas substâncias após contato com líquidos aquecidos ou detergentes fortes.

Os de número 5 não apresentam riscos. Outra maneira de evitar os riscos é utilizando mamadeira de vidro, aquecer o leite em copo de vidro e só apenas transferir para mamadeira ou dar o leite em temperatura ambiente. Fechando o parêntese


Em embalagens plásticas para acondicionar alimentos na geladeira, copos infantis, materiais médicos e dentários; Nos enlatados, como revestimento interno;

Em garrafas reutilizáveis de água (squeeze), garrafões de 5L;


CONSEQUÊNCIAS DO BISFENOL-A


Considerado um interferente endócrino, o químico age como alguns dos hormônios presentes no corpo humano e pode comprometer a saúde. Estudos sugerem que a parte mais afetada é o sistema reprodutivo, sendo fetos e bebês os mais vulneráveis à sua exposição.

Estudos realizados associaram o bisfenol-A, a uma maior incidência de obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer na próstata e mama, puberdade precoce e tardia, abortos, anormalidades no fígado em adultos e também problemas cerebrais e no desenvolvimento hormonal em crianças e recém-nascidos. O químico também foi associado a problemas sexuais em homens como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.


Para maiores informações sobre a classificaçãos dos Plásticos. Acessem: Recicláveis.com E para saber mais sobre o BISFENOL-A, Acessem: OTAODOCONSUMO.COM


Fonte:

http://mulheresgravidas.net/mamadeira-plastico-perigo-do-bisfenol-a/

http://www.otaodoconsumo.com.br/bisfenol

http://www.reciclaveis.com.br/mercado/clasplas.htm






Um comentário: