Saudações!

sábado, 26 de março de 2011

Nosso blog recebeu uma mensagem com teor bastante interessante e aí está!


Do Observador

A saúde pública no município de Lajes está um caos. São constantes as reclamações, tanto nos blogs quanto em qualquer conversa de moradores.

A necessidade de providências é urgente, mas os principais responsáveis preferem ficar num joguinho de ping pong onde a bola é o povo.

Veja, se o doente vai à busca de atendimento no PSF depara-se com a falta de médicos e de um atendimento humanizado. Pois, temos 4 postos de saúde dotados de boa estrutura e com bons funcionários, mas um número de médicos extremamente deficiente. É a saúde do “pão bolorento, feio por fora e bonito por dentro”.

Essa precariedade no atendimento sobrecarrega o Hospital Maternidade Aluizio Alves que, também, por não ter uma boa administração, acaba complicando ainda mais essa situação.


É bom lembrar que as administrações da APAMI não são boas já faz algum tempo. Por exemplo, a atual Secretária de Saúde já foi administradora do Hospital e a sua gestão gerou várias causas trabalhistas que com o passar dos anos ajudou a ampliar ainda mais os problemas financeiros daquela unidade. E que, num outro momento, onde também havia uma parceria da APAMI com a Prefeitura, o Hospital Maternidade chegou a fechar as portas. Além disso, as últimas diretorias também não conseguiram melhorar a qualidade dos serviços do Hospital, principalmente pela falta de médicos ou, quando tem, pelo péssimo atendimento desses. Pois, se o Hospital só atende a urgências, já seria um excelente motivo para dispensar uma maior atenção ao paciente que, por que não dizer sempre, mal consegue uma verdadeira consulta médica.

São muitos os relatos do mau humor dos médicos da APAMI, de que eles mal olham para o paciente, de que só passam medicamentos para combater os sintomas e depois mandam procurar os PSF, mesmo sabendo que o doente está precisando de atendimento naquele momento e que raramente encontrará o tal atendimento.

Portanto, não é uma questão de situação ou oposição, é uma questão de saúde pública. Os problemas demonstram que a saúde no nosso município precisa ser tratada com mais seriedade. Tanto o Prefeito quanto a direção da APAMI precisam parar com esse jogo de gato e rato, de futricas de situação e oposição, o que está em jogo é a vida de pessoas humildes - que na maioria das vezes não tem dinheiro sequer para comprar um “Anador”.

Deixo um questionamento: Quantas pessoas aqui em Lajes podem ter perdido algum ente querido por falta de um diagnóstico rápido e eficiênte?

Mensagem recebida por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário